6 de junho de 2012

CHOCOLATE QUENTE





COMO JÁ ESTAMOS NO MES QUE INICIA O INVERNO QUE TAL UMA RECEITINHA TÍPICA DE INVERNO  O CHOCOLATE QUENTE.
2 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó  
4 colheres (sopa) de açúcar
1 pau de canela
EM UM LIQUIDIFICADOR, BATA O LEITE COM O CHOCOLATE EM PÓ E O AÇÚCAR.
DESPEJE EM UMA PANELA  E LEVE AO FOGO BAIXO, MEXENDO SEMPRE ATÉ FERVER.
DESLIGUE E ADICIONE O CREME DE LEITE, A CANELA PODE SER COLOCADA PARA FERVER JUNTO, OU SIMPLESMENTE PARA MEXER O CHOCOLATE QUENTE,(FICA UM CHARME).

 CURIOSIDADES:
Uma das especiarias mais antigas de que se tem notícia, a canela é originária do Sri Lanka, da Birmânia e da Índia. O nome provavelmente vem da palavra indonésia “kayu manis”, “madeira doce” — para o aroma e o paladar.
Acredita-se que antes de ser valorizada por suas qualidades gustativas, a canela já era utilizada por conta de suas inferidas propriedades medicinais e fazia parte de cerimônias religiosas e ritos de magia. Alusões à especiaria são encontradas em antigas escrituras da China e do Egito, assim como em textos em sânscritos e nos livros do Antigo Testamento.
A especiaria é a casca retirada dos ramos finos da árvore que, ao secar, se enrola, ganhando a forma tubular da chamada canela em pau. Os resíduos e as cascas quebradas são moídos para se obter a canela em pó.
Ao lado de tecidos e metais preciosos, a canela era mercadoria das caravanas que faziam a Rota da Seda, legendária rede de estradas e comércio que ligou o Extremo Oriente à Europa mediterrânea entre os séculos 2 a.C. e 16 d.C. Na época, valia tanto quanto o ouro. Os romanos levaram a preciosa especiaria para o resto da Europa.
A canela continuou sendo um artigo caro durante a Idade Média e o Renascimento e contribuiu para a expansão de Portugal, que, no século 16, tinha o monopólio de seu comércio. No século seguinte esse monopólio foi perdido para os holandeses, que expulsaram os portugueses do Ceilão (hoje Sri Lanka). Quase um século depois, a canela passou para as mãos dos ingleses, que ocuparam o país, uma ilha localizada ao sul da Índia.
A consagração da canela como ingrediente gastronômico pode ser observada já no século 16: nessa época, ela figurava em 67% de todas as receitas registradas na França.
No Brasil, a canela, como outras espécies de plantas originárias da Ásia, foi trazida pelos portugueses. Provavelmente foram os missionários jesuítas os primeiros a cultivar a árvore por aqui. Hoje em dia, a árvore da canela é cultivada em todos os países banhados pelo Oceano Índico, no Brasil, nas Antilhas e nas Guianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Ao retornar você sempre encontrará novidades e receitas quentinhas saindo do forno.
Deixe o endereço do seu blog para que eu possa visitar você também.
Vivi