27 de janeiro de 2012

CAPONATA




Esta é a receita de caponata que eu havia comentado, para servir como aperitivo, é um ótimo acompanhamento para um petisco de carne. Como boa neta de italianos as massas, molhos, pães e antepastos não podem faltar em minha casa.

INGREDIENTES
2 berinjelas grandes descascadas se cortada em tiras, mas sem desprende-las, polvilhadas com sal
1 cebola
2 dentes de alho
1 pimentão vermelho descascado e picado
1 pimentão amarelo descascado e picado
1 pimentão verde descascado e picado
As cores dos pimentões são de sua preferência
1 punhado de alcaparras bem espremidas
3 ch (sopa) de Vinagre e sal a gosto
1 ½ x azeite de oliva de boa qualidade
½ x (chá) de nozes
Depois de salgar e espera dar uma desidratada. Lave bem as tiras de berinjelas, e pique + ou- 1 cm ou em tirinhas, em uma panela grande refogue em 4ch (sopa) de azeite a cebola , o alho até ficar transparente, junte  às berinjelas os pimentões vá refogando até ficar com uma consistência macia, se preciso acrescente agua aos poucos, para não queimar. Junte às alcaparras às nozes, desligue o fogo, temperem com sal e vinagre acrescente o resto do azeite. Guarde em um pote com tampa na geladeira, quanto mais tempo fica curtindo melhor o resultado.
Dicas: sirva com pão italiano ou ciabata para aperitivo ou como entrada
OBS: não pode ficar com muita agua, deixe a agua secar , mexendo sempre, guarde somente quando estiver frio.



OS BENEFICIOS DA BERINGELA
imagem da internet

Associada ao emagrecimento a beringela possui muitas propriedades terapêuticas. É usada no fortalecimento do corpo e no tratamento de várias doenças como artrite, reumatismo e problemas digestivos.
Ajuda a combater ao mau colesterol. As pesquisas dizem que as pessoas que incluem, regularmente, a beringela na alimentação têm reduções significativas dos níveis de colesterol no sangue.
A beringela é rica em vários nutrientes essenciais para a saúde e garante o bom funcionamento do organismo. É composta por uma grande quantidade de proteínas, fósforo, ferro,  cálcio e das vitaminas B1, B2 e C.
 É um alimento com pouca calorias com cerca de 16 calorias para cada 100g. A beringela também é importante na redução da acção das gorduras no fígado, ajudando na digestão de alimentos mais “pesados”.
Quando comprar beringelas, procure as que se encontrem bem rijas, com a pele polida, brilhante e sem manchas. Evite as  verdes .
Fonte: http://www.espacomulher.org/beneficios-da-beringela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Ao retornar você sempre encontrará novidades e receitas quentinhas saindo do forno.
Deixe o endereço do seu blog para que eu possa visitar você também.
Vivi