29 de fevereiro de 2016

Bolo Magico

Olá pessoal!
A tempos queria muito experimentar este bolo, as massas invertem-se durante o cozimento. Adoro pudim ainda mais com leite condensado e a combinar com bolo de chocolate suculento, nem tenho palavras uma delícia  (basta olharem para as fotos). Se gostam dos dois então não demorem para fazer. É uma receita simples sucesso garantido.



Caramelo
100g de açúcar
1 colher de agua
algumas gotas de limão


 Bolo de chocolate
2 ovos
70g de açúcar
80ml de leite
120g de farinha
2 colheres (sopa) de cacau (ou achocolatado)
1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
80g de manteiga, derretida
1 colher (café) de sal fino

Pudim
3 ovos
300ml de leite condensado
300ml de leite
1 vagem de baunilha, raspada (ou 1 colher chá de extrato)




 Preparar uma forma c/ cerca de 20 a 22cm, de preferência de buraco. (Usei uma forma de buraco c/ 18cm, apliquei um pouco de óleo e limpei o excesso com papel de cozinha). Preparar uma forma com água para o banho-maria.

Levar ao fogo o açúcar em uma panela de fundo grosso com uma colher de sopa de água (pode colocar umas gotas de sumo de limão para o açúcar não cristalizar). Deixar derreter sem mexer até obter um caramelo de cor clara.
 Despeje o caramelo na forma e espalhar um pouco à volta.

 Prepare a massa de chocolate. Misturar em uma bacia os ingredientes secos (farinha, bicarbonato, cacau e sal). Bater os ovos com o açúcar e a baunilha. Juntar o leite e mexer. Incorporar os ingredientes secos e mexer até ficar homogéneo. Por fim adicionar a manteiga derretida e mexer. Coloque a massa na forma e reservar.

A seguir, bater os ingredientes do pudim no liquidificador (ou com a vara de arames). Coloque  muito delicadamente a mistura do pudim por cima da massa de chocolate, usando uma colher ou espátula para diminuir o impacto.

Colocar no forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria, durante 45 a 60 minutos. Cubra a forma   com papel de alumínio para não queimar o bolo por cima. Testar com um palito que sairá quase seco. Deixar arrefecer na forma e reservar uma noite no frigorífico (dentro da forma). Antes de desenformar mergulhar a forma em água a ferver, para a derreter o caramelo e desenformar num prato.
 
 

 

2 comentários:

Obrigada pela visita.
Ao retornar você sempre encontrará novidades e receitas quentinhas saindo do forno.
Deixe o endereço do seu blog para que eu possa visitar você também.
Vivi