6 de janeiro de 2014

Panquecas






 
 
Dia nublado, cama quentinha, E féias! Me dê pelo menos algum motivo para acordar cedo?! Não tem, não é?! Eu também acho!
Nesse clima de quase manhã de domingo, eu levantei um pouco mais tarde, e fui para a cozinha preparar um café da manhã bem gostosinho para mim e para minha família pois sempre passamos as férias juntos. Uma surpresinha dessas é sempre bem-vinda...acordar quem amamos com comida fresquinha e bem gostosa, concordam?



Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 pitada de sal

1 xícara de leite

1 ovo (clara e gema separadas)

2 colheres (chá) de açúcar refinado

1 colher (sopa) de óleo de canola (ou girassol)

Modo de preparo

1. Misture a farinha de trigo com o fermento em pó e o sal. Reserve.

2. Em outra tigela, misture bem a gema com o açúcar. Acrescente o óleo e o leite e misture novamente para incorporar. Reserve.

3. Bata a clara de ovo até que atinja picos leves (não precisa bater muito não) só para criar volume e ficar branquinha, ok? Misture os ingredientes secos que estavam separados com os ingredientes líquidos. Incorpore a clara de ovo batido e deixe descansar na geladeira por pelo menos uns 30 minutos. Minha dica aqui é fazer a massa na noite anterior, cobrir com papel filme e deixar na geladeira até a manhã seguinte quando for usar...ou seja, não precisa acordar mais cedo para preparar a massa e ainda deixa a massa com uma textura melhor.

4. Depois que massa descansou, retire da geladeira. Aqueça uma frigideira anti aderente em fogo médio e, com ajuda de uma concha, coloque uma porção de massa na frigideira. Quando começar a formar bolhinhas nas bordas e que já começam a ir para o centro, vire a panqueca e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Retire da frigideira e transfira para um prato (eu costumo ligar o forno bem baixinho e deixar as panquecas lá dentro enquanto termino as outras...daí não fica fria na hora de servir).

Repita a operação até acabar com a massa. Se você quiser pode usar uma frigideira grande e fazer várias ao mesmo tempo, viu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Ao retornar você sempre encontrará novidades e receitas quentinhas saindo do forno.
Deixe o endereço do seu blog para que eu possa visitar você também.
Vivi